segunda-feira, 26 de julho de 2010
REABERTURA DO EDÍFICIO MARTINELLI PARA TURISTAS
Visita à cobertura precisa ser agendada (Foto: Caroline Hasselman/ G1)
Terraço do Martinelli tem vista panorâmica da cidade (Foto: Caroline Hasselman/ G1)
Edíficio Martinelli, o primeiros aranha-céu de São Paulo, tem atualmente um total,d e 26 andares, entre áreas particulares e repartições públicas. Agora, turistas interessados em apreciar a vista do topo do Edifício Martinelli, no Centro de São Paulo, podem voltar a agendar as visitas a partir desta segunda-feira (26). A cobertura do primeiro arranha-céu da América Latina foi reaberta depois de fechada para reformas. No total, são 26 andares, entre áreas particulares e repartições públicas
terça-feira, 20 de julho de 2010
Primata considerado extinto é fotografado em Sri Lanka
A Sociedade Zoológica de Londres divulgou nesta segunda-feira, dia 19 de julho 2010, uma imagem do lóris-delgado-da-planíce-Horton (Loris tardigradus nycticeboides), animal considerado já extinto pela ciência.
A instituição afirmou que o animal foi fotografado em uma floresta na região central do Sri Lanka.
O primata, que mede 20 centímetro de comprimento, foi avistado depois que pesquisadores passaram mais de 8 dias vasculhando a floresta à procura de sinais do animal.
Essa sub-espécie do gênero lóris-delgado havia sido vista somente quatro vezes desde 1937, levando especialistas a considerarem-na extinta.
sexta-feira, 16 de julho de 2010
LOGO DA COPA 2014
Logo foi lançado oficialmente no dia 8 de junho, mas desde maio gera polêmica entre brasileiros
Antes de ter sido lançado oficialmente, o logo da Copa de 2014 já vinha provocando polêmica e comoção na população brasileira.
A inspiração é uma imagem de Chico Xavier ou uma analogia à expressão “passar a mão”, colocando em questão a honestidade do povo brasileiro, foi a polêmica gerada do povo brasileiro.
Então, com o objetivo de defender sua obra, o artista europeu explicou um pouco do processo de concepção do logotipo. Afirmou não haver menção alguma a Chico Xavier no briefing, como tão pouco conhece o médium brasileiro. Segundo ele, o maior desafio em fazer o trabalho era “poder mostrar, em uma só imagem, toda a criatividade, ginga, espontaneidade, alegria e malemolência do povo brasileiro.”
Como elementos do logotipo, a FIFA exigiu apenas as cores da bandeira brasileira, a taça da Copa do Mundo e o talento de Eiffel. O processo de criação contou com a supervisão, experiência e aprovação de um grupo de notáveis personagens da cultura nacional. Raul Gil, Dilma Rousseff, Tiririca e Geyse Arruda passaram meses na França dando apoio ao artista.
Abaixo temos outro Logo da Copa Mundial de Futebol, de ótima beleza, que retrata bem os animais do Brasil
segunda-feira, 5 de julho de 2010
Primeira imagem do cosmos feita pelo telescópio espacial Planck, na qual é possível ver a "luz mais antiga" do universo
Linha horizontal brilhante atravessando a imagem é o eixo principal da galáxia (Foto: ESA, HFI e LFI Consortia)A agência espacial europeia divulgou nesta segunda-feira (5) a primeira imagem do cosmos feita pelo telescópio espacial Planck, na qual é possível ver a "luz mais antiga" do universo.
A luz - chamada de radiação cósmica de fundo de micro-ondas - é associada ao chamado big bang, a grande explosão na qual os cientistas acreditam que o universo foi criado, há cerca de 14 bilhões de anos.
A parte central da foto é dominada por grandes porções da nossa galáxia, a Via Láctea. A linha horizontal brilhante atravessando a imagem é o eixo principal da galáxia.
É nessa região que se formam hoje a maioria das estrelas da Via Láctea, mas como a foto registra apenas luz com comprimentos de onda longos (invisíveis ao olho humano), o que vemos na realidade não são estrelas, e sim o material do qual elas são feitas, poeira e gás.
Mas a foto também mostra, em magenta e amarelo, a radiação cósmica de fundo de micro-ondas.
Formada 380 mil anos após o Big Bang, essa radiação de calor só pôde circular pelo espaço quando um resfriamento no Universo pós-Big Bang permitiu a formação de átomos de hidrogênio.
Os cientistas dizem que, antes desse estágio, o cosmos era tão quente que matéria e radiação estavam "fundidas". O Universo, seria, então, opaco.
Os instrumentos do Planck podem detectar variações de temperatura nessa radiação antiga que auxiliam a compreensão da estrutura do Universo no momento de sua formação e que são uma espécie de rascunho de tudo o que se sucedeu depois.
Foram necessários mais de seis meses para que o telescópio espacial conseguisse montar o mapa.
O Planck, lançado ao espaço em maio do ano passado, já está montando uma segunda versão do mapa. A idéia é que ele faça pelo menos quatro versões.
Os cientistas vão precisar de tempo para analisar todas as informações e avaliar suas implicações. A divulgação formal de imagens completas da radiação cósmica de fundo e de análises científicas sobre elas não deve acontecer antes do fim de 2012.
Assinar:
Postagens (Atom)